Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Semana trágica


Eu costumo dizer que o automobilismo é um esporte ingrato. Em todos os sentidos. Às vezes não achamos nada mais injusto do que um piloto liderar uma corrida inteira e sofrer uma quebra ou uma pane seca no final da prova. OU um bom piloto ficar de fora como aconteceu com Kamui Kobayashi. Mas nada mais injusto do que um piloto perder a vida fazendo o que gosta, como ocorreu com Jason Leffer na última quarta-feira.
Jason não era um dos grandes ídolos do esporte. Embora tenha tido uma carreira respeitável no automobilismo norte-americano, Jason era o tipo de piloto que corre pura e simplesmente pela paixão ao esporte, e cujas vitória vêm por consequência. Ganhou o que podia correndo em midget cars, correu nas 3 categorias principais da NASCAR, onde somou 3 vitórias e correu para gente como Joe Gibbs e Chip Ganassi, e no último domingo voltava à categoria em Pocono. Estava feliz por voltar à categoria máxima dos USA, e como disse, estava de volta à pista.
Em uma prova de sprint cars em Bridgeport (New Jersey) em uma pista de terra, infelizmente sua alegria chegou ao fim. Esse esporte tão ingrato com aqueles que o amam acabou fazendo de Jason mais uma vítima. Curiosamente, ele havia estreado na Sprint Cup (na época ainda Winston Cup) em uma prova trágica, onde Dale Earnhardt perderia a vida na última curva. Nesta semana, infelizmente chegou a vez de Jason.
Mais uma vez saiu uma porção de besteiras por parte da mídia “especializada” e de seus “entusiastas” ignorantes, que teimam em chamar a NASCAR de loucura e estupidez. Usaram inclusive o fato para exaltar MMA, como se uma coisa tivesse a ver com outra. Bem, no automobilismo ninguém vai à pista para agredir outro ser humano por um punhado de mangos, há apenas profissionais que entram em um carro cientes do risco oferecido.  Há aqueles  que ficam aquém do limite e outros que por vezes o ultrapassam, motivados pelo prazer que o risco oferece. Há aqueles que têm menos sorte, ou um dia ela abandona alguém, como já aconteceu com tantos ídolos desse esporte, o que também não o torna repugnante como tantos o preferem rotular.
Este trágico acontecimento veio em uma semana que começou justamente com a tragédia do Canadá, onde um fiscal morreu após a corrida. Foi uma semana que mais uma vez serviu para nos lembrar que o automobilismo nem sempre é feito de alegrias, o que não nos impede de permanecermos apaixonados. Àqueles que não gostam do esporte, minha sugestão: Continuem acompanhando seus esportes preferidos mergulhado em sua ignorância. Àqueles que amam (assim como eu), façamos o possível para que esses grandes profissionais que perderam suas vidas no nosso amado (e ingrato esporte) jamais sejam esquecidos, independente dos resultados que alcançaram em suas carreiras. E descanse em paz, Jason.

Nenhum comentário:

Postar um comentário