Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

sábado, 15 de junho de 2013

Adiós, Pépe!


Seria clichê dizer que hoje o automobilismo ficou mais triste. Vou então dizer que ficou mais vazio. Aos 90 anos José Froilán Gonzáles, o Touro dos Pampas (ou Pépe Gonzáles para los hermanos), faleceu aos 90 anos em Buenos Aires. Conhecido pelo seu estilo agressivo ganhou este apelido nos anos 50, quando correu na elite do automobilismo, em uma época em que Formula 1 era muito mais do que choradeira e a 24 de Le Mans podia ser considerada tentativa de suicídio. Disputou o Mundial ao lado do lendário compatriota e amigo Juan Manuel Fangio, o qual foi também sua inspiração para entrar para o esporte, e tem como glória no currículo ter dado à Ferrari, a maior vencedora da história da F1, sua primeira vitória, no GP de Silverstone de 1951. Sua contratação por parte de Enzo, aliás, foi surpreendente na época, pois 29 anos era uma idade muito pouca para os padrões da época. Seu tipo físico em nada lembra os pilotos de hoje (a não ser Tony Stewart, da NASCAR Sprint Cup), o que não o impediu de vencer corridas.
Embora tenha sido considerado em seu país "um piloto quase tão bom quanto Fangio", isso não soa de maneira desrespeitosa quando se trata da comparação com alguém que para muito até hoje é insuperável em suas conquistas, e tampouco diminui o respeito e o reconhecimento que o acompanharam durante toda a sua vida por parte de seus compatriotas. Além disso, venceu a 24 Horas de Le Mans de 1954, quando não se contava com a estrutura e segurança de hoje em dia, e os carros eram extremamente difíceis de pilotar.
Mas o caso mais emblemático de sua curta carreira (foram apenas 26 GP's e apenas duas temporadas completas) também ocorreu no ano de 1954. Acontece que o então piloto da Ferrari perdeu o título justamente para Juan Manuel Fangio, que se tornava naquele ano o segundo bicampeão da história. Quando os dois desembarcaram na Argentina, o povo festejou mais o fato de Froilán ter emplacado uma dobradinha do que Fangio ter sido campeão. Talvez Froilán tenha se tornado, até hoje, o mais aclamado vice campeão da história da Formula 1. Um feito e tanto, em um esporte onde o segundo a chegar é considerado o primeiro a perder. Talvez menos para Froilán, o vice mais campeão da história. Adiós, Pépe!

Observação: Eu estava preparando um post sobre James Hunt para lembrar os 20 anos de sua precoce morte, mas achei importante fazer uma última homenagem à quem se foi hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário