Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Decisão



Em sua 40ª edição oficial, o GP do Brasil recebe mais uma decisão do mundial de Formula 1. E uma decisão sempre é mais emocionante quando acontece na última corrida, quando já vimos nos mundiais de 2006,2007 e 2008, esse dois últimos decididos nos pequenos detalhes. E talvez nesse ano não seja diferente, já que mais uma vez o clima instável da capital paulista promete muitas surpresas para torcida, pilotos e equipes. Fora isso, também ficam as expectativas sobre as possíveis patacoadas da Ferrari, que faz suas próprias regras e consegue tirar parte do entusiasmo de um mundial que até aqui teve diversas surpresas.
O mundial começou como poucos nesses 62 anos de Formula 1, muito equilíbrio, bons pegas e gente nova vencendo por equipe que há muito não sabiam o que era o lugar mais alto de pódio, e agora caminha para terminar como nos últimos anos, com Red Bull e Vettel na frente e Fernando Alonso jogando a culpa da derrota para todos os lados como o bom esportista que é. Para os fãs do espanhol, ele é um fenômeno, tem o pior carro do mundo e tem um desempenho sobrenatural. Para quem é realista, ele é um bom piloto e seu carro está longe de ser ruim como ele afirma. Tem precisado de artifícios para estar à frente de Felipe Massa o tempo todo e ainda garante Vetteel só está na frente por obra e graça de Adrian Newey. Conversa.
Que o carro da Red Bull é um bom carro é notório, mas está longe de ser o foguete de 2011. Prova disso é a distância que Webber tem na tabela e as quebras que Sebastian teve ao longo do ano. A equipe falhou feio em momentos como no GP de Abu Dhabi, onde Vettel foi jogado para o fim do grid depois de a equipe errar no cálculo do combustível. Mesmo assim o alemão deu show e ainda terminou no pódio. Alonso deve ter se esquecido de que na Toro Rosso o alemão fez muito mais do que ele foi capaz no últimos ano de Renault, onde aliás, ninguém citava seu nome (a não ser em escândalos como o Crash Gate). Newey já estava havia um bom tempo na Red Bull quando Vettel chegou, mas não foi coincidência que o time tenha se tornado vencedor com sua chegada, isso se deve muito ao seu talento.
Mesmo assim não dá para dizer que Alonso não mereça ser campeão. Que ele teve muita sorte, sempre foi ajudado pela Ferrari e tem atenção exclusiva não dá para negar, mas desempenhou bem o seu papel. Será difícil ser campeão se tudo transcorrer na normalidade, mas em se tratando de uma decisão em Interlagos, a normalidade costuma ficar bem longe de lá...
O trabalho de todos será árduo até o domingo. Qualquer erro será determinante na decisão do mundial, lembrando que nem sempre automobilismo é um esporte justo, como vimos na NASCAR no último domingo. Não que Brad Keselowski desmerecesse o título, mas as adversidades impediram Jimmie Johnson de levar o campeonato adiante. Mas faz parte do show. E tomara que domingo seja um grande show, do jeito que Interlagos merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário