Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

6 horas de São Paulo



Uma corrida de Endurance é um pouco diferente ao que o público televisivo está acostumado. O espetáculo não está na disputa (dificilmente você verá um final igual ao do filme de Steve McQueen), os pilotos não são os grandes astros e a própria organização coloca outras atrações na pista para que o público não fique enfadado. Nem por isso deixa de ser atrativo.
Poder ver grandes carros como o Audi R18 acelerando fundo (mesmo que o carro seja de um silêncio incômodo para os fãs de automobilismo) ou poder esperar uma surpresa como a do Toyota TS 030 são quase que suficientes para trazer os fãs de automobilismo mais para perto. A 6 horas de São Paulo foi surpreendente desde a quinta-feira, quando a Toyota foi mais rápida que a Audi em um dos treinos livres. E a partir daí os alemães não tiveram chance e tomaram um inesperado chocolate dos japoneses. Não houve um momento sequer entre sexta e sábado que eles fossem ameaçados, e puderam concluir a prova com louvor e, mais do que isso, mostraram à Audi que as coisas não serão fáceis daqui para a frente, assim como o Peugeot 908 fez há alguns anos ao colocar o bólido a Diesel em Le Mans.
A categoria tem se mostrado uma boa opção para quem não conseguiu um bom lugar na Formula 1, e tem se destacado por trazer o automobilismo mais perto dos fãs, que é algo que venho criticando na F1 há algum tempo. O bom público que esteve em Interlagos (alguns falam em 25, outros em 30 mil), se equiparou ao da Stock Car há alguns anos, o que não é pouco para a exposição que a prova teve na mídia. Além disso boa parte dos espectadores pôde ver os carros bem de perto, além de um pequeno museu montado no miolo de Interlagos ao lado de um parquinho que imitava o ambiente de Le Mans. E se compararmos com a corrida que houve aqui em 2007, dá para percebemos um grande salto.
Os organizadores ficaram satisfeitos, pretendem voltar ano que vem. Quanto ao público, as opiniões divergiam, mas quem gosta de carros, de verdade, com certeza apoia a volta da categoria em 2013. Para os paulistanos apaixonados por automobilismo, mais um motivo para dar inveja em quem também é apaixonado e mora em qualquer outra cidade do mundo: Somos os únicos que temos uma prova da Formula 1, WEC, IndyCar e um Salão do automóvel no mundo inteiro. Um privilégio e tanto, afinal, não precisamos sair daqui para acompanharmos alguns dos maiores eventos do automobilismo mundial...

Nenhum comentário:

Postar um comentário