Neste ano, quem gosta de automobilismo não tem muito do que reclamar. Se na Formula 1 parece que as limitadas regras de projetos equilibraram o campeonato, na Indy os novos carros fizeram a categoria voltar ao que um dia foi. Os belos pegas em Long Beach foram de encher os olhos e motivo suficiente para deixá-los grudados na tela.
Desde a largada, quando Joseph Newgarden tentou ir para cima do tetracampeão Dario Franchitti, até a fantástica chegada com Simon Pagenaud grudado em Will Power, a corrida foi cheia de incidentes, acidentes e muitas, muitas ultrapassagens. E mais uma vez Will Power mostrou competência para enfrentar os problemas que o jogaram para o meio do grid.
Com a troca geral de motores da Chevrolet, cada um dos pilotos equipados com o propulsor foi jogado 10 posições para trás, o que fez com que os pilotos da Honda se dessem bem no começo da prova. Os pilotos Chevy então tiveram que fazer estratégias mais arriscadas, já que a pista californiana não oferece pontos seguros de ultrapassagem, como Newgarden mostrou logo na largada. Ele tentou passar Franchitti por fora na primeira curva e, claro, acabou na barreira de pneus. Marco Andretti tentou ultrapassar Graham Rahal e voou espetacularmente, também indo parar na barreira de pneus.
Enquanto isso, Will Power resolveu fazer o que sabe de melhor, e aliado à uma estratégia arriscadíssima, pilotou eficientemente, ultrapassando quando necessário sem correr grandes riscos. No trecho final da prova, ele era o segundo, ao passo que Simon Pagenaud voltou aos boxes logo atrás de Rubens Barrichello, que também tentava fazer uma parada a menos. Com pneus novos, Simon logo passou por Rubinho, que entrou nos boxes em seguida. Mais algumas voltas e Pagenaud já era o segundo, descontando quase 2 segundos por volta, enquanto a Penske exigia que Power economizasse combustível.
A estratégia funcionou perfeitamente, e Pagenaud entrou na última curva colado a Power, mas sem espaço suficiente para tentar uma manobra. Pouco atrás, Hélio Castroneves errou e acertou Rubinho, causando um congestionamento que impediu que quem vinha atrás conseguisse entrar na reta. Rubens acabou em nono.
Daqui menos de 15 dias a Indy será aqui no Anhembi, felizmente pertinho de casa. É a chance de poder acompanhar de perto uma categoria que está renascendo a cada corrida, da melhor maneira. Um verdadeiro banquete para quem gosta do verdadeiro automobilismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário