Muitas movimentações, batidas e belas ultrapassagens, assim pode-se definir o GP de Monza. O GP começou com uma belíssima largada de Fernando Alonso, que dividiu a primeira chicane com Hamilton e Vettel e conseguiu pular para a ponta, levando o público italiano ao delírio. Logo atrás, Liuzzi, desgovernado, fez um verdadeiro strike, acabando com a corrida de Petrov e com a de Rosberg, além de compremeter a corrida de vários outros, como Rubens Barrichello e Bruno Senna. Na relargada, Vettel fez uma ultrapassagem fantástica sobre Alonso, e mais uma vez deixou que os duelos emocionantes ficassem para quem estava do segundo para trás. E disputas não faltaram. Mark Webber tentou ultrapassar Felipe Massa na segunda chicane e comprometeu a corrida do brasileiro, que vinha bem e teve que fazer uma corrida de recuperação. Logo em seguida o australiano bateu de frente na Parabolica, sem maiores consequencias (exceto a perda da vice liderança). E a partir daí o show foi de alguém que estava em terceiro, Michael Schumacher. Ele protagonizou um belíssimo duelo com Lewis Hamilton, que não tinha o mesmo rendimento em reta, essencial para se ultrapassar em Monza. Após uma tentativa na Curva Grande, o inglês passou com uma roda pela grama e acabou perdendo a posição para Jenson Button, que logo em seguida ultrapassou Schumacher logo em seguida por fora, na curva Ascari, mostrando grande talento e indo à caça de Fernando Alonso. Hamilton continuou a disputar com Schumacher, mas sem sucesso. Bruno Senna veio então fazendo uma excelente prova de recuperação, buscando pelos primeiros pontos fazendo belas ultrapassagens em um estilo muito parecido com Jenson Button, agressividade na medida certa.
Button aproveitou a última parada de Alonso, que agora não tinha os pneus mais favoráveis, e passsou fácil pelo asturiano, com quem deve disputar o vice campeonato, enquanto após muito custo Hamilton ultrapassava Schumacher, porém com Alonso muito à frente. Schumacher teve que se contentar com o quinto lugar, já que Felipe Massa estava muito atrás e não seria capaz de atacá-lo. Bruno Senna já estava na zona de pontuação, porém, graças a estratégia de aproveitar a entrada do safety car para utilizar pneus médios apenas por uma volta, foi para cima de Sebastien Buemi e conquistou a nona posição, bem merecida. e Vettel? Longe longe lá na frente, seguido de Button e Alonso, que terminou no pódio porque a corrida só teve 53 voltas. Se fossem 54, Hamilton teria tido tempo de fazer a manobra para conquistar o pódio, e teria feito com facilidade. O resultado final foi este:
Paradas | ||||||||
1 | Sebastian VETTEL Red Bull Renault | ALE | 1:20:46.172 | 53 voltas | 2 | |||
2 | Jenson BUTTON McLaren Mercedes | ING | +9.590 | 2 | ||||
3 | Fernando ALONSO Ferrari | ESP | +16.909 | 2 | ||||
4 | Lewis HAMILTON McLaren Mercedes | ING | +17.471 | 2 | ||||
5 | Michael SCHUMACHER Mercedes | ALE | +32.677 | 2 | ||||
6 | Felipe MASSA Ferrari | BRA | +42.993 | 2 | ||||
7 | Jaime ALGUERSUARI Toro Rosso Ferrari | ESP | +1 volta | 2 | ||||
8 | Paul DI RESTA Force India Mercedes | ESC | +1 volta | 2 | ||||
9 | Bruno SENNA Renault | BRA | +1 volta | 3 | ||||
10 | Sébastien BUEMI Toro Rosso Ferrari | SUI | +1 volta | 2 |
Na próxima prova Vettel já poderá levar o bi campeonato, que na verdade já é certo. Também merecido, afinal tem mostrado muita competência para levar um bom carro, ao contrário de seu companheiro de equipe. Quanto à Ferrari, mais uma vez decepcionou. Parece que Alonso deixou na McLaren os dois décimos que levou para lá. E o talento que julgou que tinha, também.
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