Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

terça-feira, 27 de setembro de 2011



Jenson Button foi, na maior parte de sua carreira, o cara certo no lugar errado. Tapou buracos na Williams, Benetton, e Renault, até cair na malfadada BAR, que acabou virando Honda. Mostrou bastante serviço em 2004, quando conquistou pódios importantes para a equipe, que nunca teve constância entre suas qualidades. E só se tronou o cara certo no lugar certo depois de 9 anos de Formula 1, na Brawn GP. Muitos estavam convencidos de que seria seu único triunfo, mas Button conseguiu surpreender a muitos, inclusive a mim.
Quando Button foi ser companheiro de Hamilton, todos acharam que levaria uma surra vergonhosa. Não foi, e não tem sido. Button foi capaz de mostrar talento e capacidade fantásticos, tem dado shows e só não levou mais um título por falta de carro. Parece ser o único capaz de competir com Vettel de maneira racional, e partilha de algo bom com o atual campeão: Acelera muito, fala pouco e não se envolve em polêmicas extra-pista. E, na minha concepção, consegue ser mais racional que Vettel em momentos cruciais.
Button é um gentleman, jamais causa um acidente desnecessário e ultrapassa na hora certa. Poupa o carro com uma pilotagem eficiente, que deveria ser aprendida pelos pilotos da Ferrari. Não culpa ninguém por seus fracassos e não exige tratamento diferenciado, além de não ficar criticando a área técnica da McLaren. Enfim, é um piloto à moda antiga.
Button não é do tipo que ganha porque largou na frente ou porque caiu um pé d’água na hora em que precisou. Cai para o fundo do pelotão e vem passando quem for necessário, como fez no Canadá, aponto de fazer Vettel cometer seu único erro até agora. Talvez porque tenha mostrado talento suficiente para amedrontar o top driver da atualidade.
Button é o tipo de cara que faz falta à Fórmula 1. Sem medo e sem frescura, não quer se tornar um Super Star, está lá para ser um grande piloto, e é. Espero que a McLaren lhe ofereça um equipamento à altura no próximo ano. Aí quem sabe ele seja de novo o cara certo no lugar a certo, assim como Vettel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário