Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Falando de Vettel



Analisar um piloto não é algo fácil, afinal, o automobilismo não é um esporte tão individual assim. Dezenas de pessoas estão envolvidas na vitória ou fracasso de um piloto, e além disso, seus resultados dependem de fatores que vão muito além de seu talento. Um exemplo: Michael Schumacher não teria sido quem foi se estivesse a bordo de uma Minardi. Mas, mesmo com a Red Bull tendo feito um carro excepcional, nada tira o mérito de Sebastian Vettel. Lembro-me da quinta-feira que antecedeu o GP do Brasil do ano passado. Vettel andava despreocupado pelos boxes, ao contrário de seus adversários. Não parecia colocar toda aquela pressão em seus próprios ombros, o que mostra o quanto amadureceu como piloto. E isso a ponto de não cometer sequer um dos erros do ano passado, como em Istambul e Spa.
Vettel foi o mais jovem a conquistar qualquer coisa na Formula 1: Pontos, pódio, pole, vitória, título e bicampeonato, afinal a taça já é dele. E quando vejo alguém dizer “Queria vê-lo em um carro inferior”, questiono se o cidadão tem falta de memória, porque não faz tanto tempo assim que Vettel saiu da Toro Rosso. Lembra-se do time antes de Vettel? Sofreu nas mãos de Vitantonio Liuzzi e Scott Speed, demitido por falta de resultados para a chegada de Vettel. No ano seguinte, bons resultados e uma surpreendente vitória em Monza, para um time que foi derivado da Minardi citada acima. Claro que não dá para comparar uma com outra tecnicamente, mas Vettel venceu com um carro inferior ao da matriz, que não era nenhuma potência na época.
Fico pensando se a Red não teria sido uma equipe de sucesso se tivesse um piloto com Vettel há mais tempo. Ele substituiu David Coulthard, que nunca foi capaz de andar bem onde esteve, e pegou Webber de surpresa. O australiano teve que começar a andar, mas parece não ter sido capaz de acompanhar o ritmo do jovem companheiro. Teve uma grande chance no ano passado, mas agora briga para se manter entre os líderes, sem ter vencido uma etapa neste ano. Esse é outro ponto a favor de Vettel: Foi capaz de vencer tendo que enfrentar seu companheiro, diferentemente dos campeões em atividade.
Vettel pode até ser o cara certo no lugar certo, e é preciso muita sorte para isso. Mas está aproveitando todas as chances que lhe aparecem. E isso só se consegue com (muito) talento. E para deixar a Fórmula 1 sem graça, só grandes gênios conseguiram. E para Vettel, não tem sido um problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário