Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A maior vitória de Emerson


O ano era 1996, dia 28 de julho. Ainda se recuperando da perda de Ayrton Senna, os fãs brasileiros estavam se ligando mais na Indy (que ainda não tinha virado CART), onde um exército de bons pilotos brazucas e disputas mais equilibradas aumentavam a audiência do SBT nas tardes de domingo. Os brasileiros já haviam conquistado duas vitórias naquele ano: A épica vitória de André Ribeiro na Rio 400 e a fantástica vitória de Gil de Ferran em Cleveland, algumas semanas antes. Porém, a categoria passava por um momento triste, pois na prova anterior, em Toronto, um acidente havia tirado a vida de Jeff Krosnoff e de um comissário de pista.
A categoria estava reunida novamente para disputar as 500 milhas de Michigan, prova mais veloz da categoria. Prova disso foi o recorde de velocidade estabelecido naquele final de semana por André Ribeiro, a 407 Km/h.
A prova estava em seus momentos iniciais, quando o jovem canadense Greg Moore tentava ultrapassar Emerson Fittipaldi e tocou o carro do brasileiro. A mais de 300 por hora, o carro bateu fortemente de traseira no muro do oval. A cena do carro se arrastando com o óleo em chamas mostrava o quanto a batida tinha sido forte. Quando o carro parou, com a traseira desintegrada, o atendimento foi imediato, mas logo percebeu-se que o acidente era sério. Embora consciente,  Emerson foi levado às pressas para o centro médico, e em seguida transferido para um hospital, onde seriam feitos exames mais minuciosos.
André Ribeiro fazia uma prova espetacular, mas as atenções estavam mais voltadas para Emerson, de quem esperávamos notícias. E elas não eram muito boas. Embora Emerson não corresse sério risco de vida, uma vértebra havia explodido, o que podia levá-lo à uma paralisia. Além disso, um dos ossos fraturados havia perfurado um de seus pulmões.
Enquanto André vencia pela última vez na Indy, os médicos lutavam contra o tempo para evitar graves seqüelas em Emerson. Após algumas cirurgias e alguns dias de internação, Emerson passou por um longo período de recuperação, enquanto avaliava sua volta às pistas. Um ano depois, um acidente de ultraleve fez Emerson desistir definitivamente de voltar à Indy. Melhor assim, afinal, é ótimo ter conosco um de nossos maiores heróis, e acima de tudo, um excelente ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário