Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tem que ser Bueno...


Em um comunicado, Cacá Bueno voltou a criticar a postura de Sérgio Berti, diretor de prova da última etapa da Stock Car, em Interlagos, que acabou com o falecimento do piloto Gustavo Sondermann na corrida da Copa Montana."Nesse briefing, após haver sido solicitado pelos pilotos mudanças no regulamento do reabastecimento e da largada por questões de segurança, o diretor Sérgio Berti falou que 'os pilotos tinham de ter consciência de que o automobilismo é um esporte de risco", explicou o piloto da Red Bull. Ele continuou: "Surpresos com tal declaração, os pilotos falaram que a não-mudança desses itens do regulamento poderia ocasionar acidentes graves, pondo em risco a segurança nossa e dos mecânicos que trabalham no reabastecimento. Nesse momento, o diretor de prova Sérgio Berti afirmou que 'no automobilismo as mudanças são feitas apenas após os acidentes. Acatarei como sempre qualquer decisão da CBA, mas não me sentirei seguro em participar de qualquer competição sob o comando deste diretor.Sabemos que o automobilismo é um esporte de risco, mas também sabemos que grande parte desses riscos é passível de eliminação ou redução quando um trabalho correto e dedicado é realizado nesse sentido". 
Na minha opinião, claro que a CBA foi omissa em alguns pontos, principalmente com relação à curva do Café, onde as mudanças já serão analisadas para que até o início de agosto haja uma área de escape (vide ilustração abaixo).

Mas se tem algo que achei simplesmente ridículo, foi a postura de Cacá (acima de tudo Bueno), em aproveitar o acidente de Sonderman para criticar o diretor de prova publicamente, mesmo porque o acidente nada teve a ver com as pautas colocadas no briefing, uma vez que o acidente não aconteceu na largada e muito menos durante um reabastecimento. Acho o seguinte: Quem achar perigoso, que simplesmente não corra. Os pilotos conhecem as falhas nos procedimentos de corrida e acima de tudo, nos projetos dos carros, e ninguém é obrigado a correr. Creio que se parar de correr, não será necessário à Cacá pedir esmola na rua. Claro, são mais do que necessárias as lutas por segurança, o esporte deve evoluir neste sentido, mas alguns pilotos, como me disse uma vez certo jornalista, vêem no automobilismo "uma evolução do autorama", onde meninos ricos e mimados (não estou falando de todos os pilotos, muito pelo contrário), aproveitam o dinheiro de seus pais para brincar, e deixam o profissionalismo de lado, como Bueno, que deve tê-lo deixado no hotel ao ir para a pista. Mais uma vez: Os pilotos têm todo o direito de reclamar, mas aproveitar a influência da RGTV para levar essa questão à imprensa é, no mínimo, lamentável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário