Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

terça-feira, 19 de abril de 2011

Do jeito que a gente gosta!


Se o domínio imposto por Sebastian Vettel nas duas primeiras etapas deixou a sensação de que o restante do campeonato seria sem graça, o GP da China mudou esta visão. A prova foi cheia de ultrapassagens. Já na largada, Felipe Massa mais uma vez mandou Fernando Alonso lá para trás, Assim como a dupla da McLaren, que havia superado Vettel. Enquanto isso, lá de trás, depois de sair do décimo oitavo posto, Mark Webber fazia boa recuperação. Button liderou a primeira parte da prova, que também foi liderada por Felipe Massa após a parada do inglês, posição que perderia após entrar nos pits. Neste momento Hamilton teve uma piora no rendimento dos pneus, caindo de terceiro para quinto. Após a metade da prova, as estratégias passaram a ficar mais evidentes. Vettel, Massa e Alonso não entraram, o que mostrou que optariam apenas por duas paradas. A escolha acabou sendo crucial, e não pelo lado positivo. Após os outros pilotos realizarem a terceira parada, os três passaram a sofrer pressão, sobretudo na parte final da prova, rodando dois segundos mais lento que os pilotos que já haviam feito suas paradas, enquanto mark Webber vinha forte lá de trás, engolindo quem vinha pela frente.
Jenson Button chegou em Felipe Massa, que vinha em terceiro e fez a ultrapassagem sem maiores dificuldades. Para Nico Rosberg a ultrapassagem foi mais difícil, mas foi só uma questão de tempo, já que os pneus do brasileiro já estavam completamente desgastados. Massa ainda seria ultrapassado por Webber, que veio como um foguete e ultrapassou Rosberg e Button sem dificuldades, enquanto Fernando Alonso sofria para segurar Michael Schumacher.
Mas o grande (e definitivo) lance, aconteceu faltando 5 giros para o final. Lewis Hamilton colou em Vettel, que tentou resistir, porém, assim como Massa, já não tinha pneus para um embate, e acabou ultrapassado pelo inglês. Vettel ainda teve sorte, pois se a prova tivesse mais uma volta, também seria ultrapassado por Webber, que pode não ser o melhor piloto da Fórmula 1, mas sabe dar seus shows.  O resultado final foi este:

1- Lewis Hamilton (McLaren/Mercedes)
2- Sebastian Vettel (Red Bull/Renault)
3- Mark Webber (Red Bull/Renault)
4- Jenson Button (McLaren/Mercedes)
5- Nico Rosberg (Mercedes GP)
6- Felipe Massa (Ferrari)
7- Fernando Alonso (Ferrari)
8- Michael Schumacher (Mercedes GP)
9- Vitaly Petrov (Lotus/Renault)
10- Kamui Kobayashi (Sauber/Ferrari)

Quem não está muito contente (e com razão) é Luca di Montezemolo. A Ferrari até agora não conquistou nenhum pódio, repetindo o fraco desempenho de 2009. Parece que Alonso deixou aqueles dois décimos na McLaren depois que saiu de lá, e não tem sido superior a Felipe massa quando a equipe não lhe dá pereferência. É o preço do mau gerenciamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário