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sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

10 anos sem acidentes fatais na Fórmula 1


Graham Beveridge não aperece em nenhum livro como um herói da Fórmula 1. Também não parece na galeria de "rejeitados", nem de promessas e nem de talentos desperdiçados. Mas parece nas tristes estatísticas de acidentes fatais na Fórmula1. Graham não era piloto, e sim um comissário de pista no GP de Melbourne, em 2001. Nos treinos, Michael Schumacher já havia levado um susto após capotar sua Ferrari, mas saiu ileso. Durante a corrida, seu irmão disputava a posição com jacques Villeneuve, que acabou decolando após bater em sua traseira. O carro de Villeneuve voou  e bateu no muro, onde Graham estava. Uma das rodas do carro do canadense o atingiu no peito e Graham teve morte quase instantânea. O acidente foi além de tudo, uma triste coincidência, já que 24 anos antes, seu pai, Gilles, se envolveu em um acidente parecido junto com o sueco Ronnie Petrson no GP de Fuji, matando duas pessoas. Ainda houve uma polêmica na prova australiana, de que os médicos tenham tentado empurrar o atestado de óbito para fora da pista assim como sugerem que tenha acontecido com Ayrton Senna, mas polêmicas à parte, o episódio serviu para que os dirigentes tomassem uma providência com relação à segurança dos comissários e também do público, já que rodas que se desprendiam nos acidentes já haviam causados outras mortes e ferimentos. Algumas corridas antes, o bombeiro Paolo Ghislimberti também fora atingido por uma roda no GP de Monza em um múltiplo acidente causado por Heiz Harald Frentzen, mas nenhuma providência tomada com relação à segurança. Após o acidende com Graham, foram adotados os cabos de aço que prendem as rodas ao carro em caso de acidente, como já era feito nos EUA, e no GP seguinte, no Brasil, foram trocados os postos de sinalização dos comissários, antes de madeira, e agora, de metal.
É bom saber que a Fórmula 1 tem se tornado segura para todos os envolvidos, porém é triste saber que somente após acontecerem tragédias que todos sabiam que poderiam acontecer, a FIA resolva tomar suas providências.

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