Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nos bastidores da Fórmula 1

Uma corrida de Fórmula 1 é muito mais do que o que se mostra na TV. São milhares de pessoas acompanhando pelas arquibancadas e centenas trabalhando para garantir que tudo ocorra certo durante o show - dentro e forma da pista.
Vinícius, eu (André), Marcelo e Rafael pudemos fazer parte disso, e claro que nos enche de orgulho podermos fazer parte do Universo da Formula 1 pelo menos uma vez por ano, e do Autódromo de Interlagos durante o ano todo. Para podermos participar foi necessário quase um mês de preparação, palestras e simulados, até o tão esperado momento de pegar a credencial e finalmente irmos para a pista, com muito comprometimento, claro.
O calor de Interlagos pede litros de água e refrigerantes, o protetor solar é indispensável e a emoção é garantida. Na sexta, os dois carros da Ferrari pararam bem em frente do nosso posto, e claro que ver os pilotos de perto acabam nos tirando um pouco da realidade, acho que é algo com que dificilmente nos acostumamos. Ouvir o barulho de perto nos dá uma sensação incrível, e trabalhar em um GP é muito diferente de apenas acompanhá-lo pela TV ou pela arquibancada.



No sábado, uma visita pelos boxes pela manhã (onde pudemos acompanhar os treinos de pit stop da Virgin e da Force India). A chuva (que sempre tem que aparecer em Interlagos), apareceu, mas não o suficiente para diminuir a euforia, muito pelo contrário. Poder ver os carros serpenteando na descida do lago mostrou todo o talento e habilidade dos pilotos, e a grande surpresa foi Hulkenberg, cravando uma volta memorável com sua Williams.

Finalmente o domingo. Antes da Fórmula 1, os garotos da Fórmula 3 demonstram seu potencial e garantem um show (apesar da absurda diferença entre os carros), e a Porsche GT3 Cup também garantiu um show de disputas, toques e rodadas. E graças a um motor estourado, tivemos que limpar a pista do lago até o café para poder garantir a aderência para os carros da Fórmula 1. E espalhar peat sorb e varrê-lo em um calor de mais de 30 graus não é uma das tarefas mais agradáveis...

Faltando quase uma hora para a largada, um momento com o qual nunca esperei que fosse me deparar. Não cheguei a ver na época porque não era nascido, mas tinha muitas fotos: a Lotus 72D com Emerson Fittipaldi ao volante. E em Interlagos. Talvez aquelas duas voltas tenham valido muito mais do que tudo nesse final de semana. Ele, o Rato, e seu inesquecível John Player na pista. Era só uma prévia do que estaria por vir.

Vai chegando a hora da largada. A tensão vai aumentando à medida em que os carros saem dos boxes para alinharem no grid. Eles largam. E no ponto onde ficamos pudemos ver muito mais do que o que foi mostrado na televisão: muitas brigas no pelotão intermediário, disputas de roda a roda e saídas de pista. Enquanto isso, Sebastian Vettel lidera sem erros, muitas vezes sendo seguido de perto por Mark Webber, que parecia não conseguir se aproximar do alemão. E realmente não conseguiu, e no final começou a perder rendimento, vendo Fernando Alonso se aproximar, porém não o suficiente para lhe tirar a posição. Vettel, recebe a quadriculada seguido de Webber e Alonso. Hora de ir para casa, com aquela sensação de fim de festa, tudo sendo desmontado, o sol ainda brlhando sobre o autódromo, e uma experiência que nunca se repete. Olhar para os carros e dizer: até ano que vem!

3 comentários:

  1. Que demais cara! Aonde vc ficou? No lago?

    Ver a Lotus do Émerson na pista com ele pilotando foi demais.
    Tenho um amigo que trabalhou no paddock durante a prova, ten fotos no meu blog, passa lá.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. muto bom cara agora é esperar os 500Km, paulista e FIA GT....


    abrç

    Vinicius

    ResponderExcluir