Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

sábado, 6 de novembro de 2010

Brasil - GP's inesquecíveis

Recordar é viver...
Obs: não mencionei 2008 porque acho que todos lembram. Afinal, não faz tanto tempo assim.


1973 - deu Emerson

Após perder o primeiro GP - ainda de forma extra-oficial - no Brasil para Reutemann (72), após uma repentina quebra de suspensão a seis voltas do fim, Fittipaldi vence fácil, seguido de Stewart (Tyrrel) e Dennis Hulme (McLaren). O destaque negativo foi a chuva de garrafas na pista antes da corrida, as quais foram recolhidas pelos próprios pilotos.


1975 - dobradinha brasileira

A Shadow de Jarrier sai na frente, mas todos sabiam que não iria longe. Faltando oito voltas, o motor do líder não agüenta e Pace assume a ponta, 20 segundos a frente de Emerson. Jochen Mass (McLaren) completou o pódio.


1982 - não valeu...

À partir de 81 o GP Brasil passa a ser disputado em Jacarepaguá. A corrida foi ganha de maneira irregular por Piquet, cujo carro era equipado com um sistema de "refrigeração" que ludibriava a pesagem, permitindo que os carros de motor aspirado fossem mais leves, podendo assim competir com os motores turbo de igual pra igual. Com a desclassificação dos pilotos da Brabham - Piquet e Rosberg - o triunfo caiu no colo de Prost (Renault), seguido de John Watson (McLaren) e Mansell (Lotus).

1990 - Prost ganha mais uma

Senna, que liderava com grande vantagem, envolve-se em acidente com Nakajima e estraga o que seria sua primeira vitória em solo brasileiro. A vitória caiu no colo de Prost (Ferrari), que já havia vencido no país em 82, 84, 85, 87 e 88. Berger e Senna, companheiros de McLaren, completam o pódio.

1991 - enfim Senna vence

Mesmo só tendo a sexta marcha e lutando contra as temidas Williams, Ayrton consegue controlar Patrese para vencer de maneira inconteste sua primeira corrida no Brasil. O pódio ainda foi completado por Berger, que já fazia dupla com o brasileiro na McLaren. Senna ainda viria a ganhar em 93, corrida esta que por mim será lembrada como a maior invasão de público já vista em um GP.

2005 - o mais novo campeão

Alonso (Renault) sai da pole, embora preocupe-se somente em pontuar para assegurar a conquista do campeonato. Faz corrida discreta e termina em terceiro, o suficiente para destronar Emerson como o mais novo campeão mundial de F1. Vence Montoya, seguido de Raikonnen, ambos da McLaren.

Nenhum comentário:

Postar um comentário