Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Prontos de novo

Para algumas pessoas (eu estou entre elas), o grande Prêmio do Brasil já começou à cerca de 1 mês. Foram palestras, vídeos, provas teóricas e simulados com carros na pista, tudo isso para garantir para que tudo ocorra bem nesse 38º GP do Brasil de Fórmula 1. Mas que fazemos nós?


Somos os comissários de pista, ou populares “bandeirinhas”, que tanto aparecmos quanto somos anônimos. Somos os voluntários que durante o ano todo participamos de todos os tipos de provas (desde os campeonatos regionais com Seus Fuscas, Passats e Pumas) passando pelos brasileiros como Stock Cars e Racing Festival até chegar no mundial de Fórmula 1. Não vou dizer que não é prazeroso fazer parte de tudo isso, apesar das dificuldades que encontramos durante o ano, afinal, descobrimos com o passar do tempo, que entre outras emoções, o Autódromo de Interlagos é um lugar onde no mesmo dia faz 4 estações. Há 3 anos que faço parte da equipe de sinalização, e vou participar do meu segundo Grande Prêmio do Brasil. Mas têm pessoas que o fazem desde que a Fórmula 1 voltou para Interlagos em 1990, dos quais nem surge a idéia de parar de fazê-lo. Claro que como disse anteriormente, as dificuldades são muitas, e muita gente não faz idéia realmente de como é o trabalho dos comissários (que vai muito além de agitar as bandeiras), mas poder colaborar com um evento tão importante já compensa tudo.

O GP começou para nós em 2 de outubro, com uma palestra sobre o anexo H do código desportivo internacional, instrumento que rege o trabalho de pista de uma corrida, e terminou com um treino de rádio. No dia 16 foi a hora da prova – 10 questões evolvendo situações de corrida – além de um vídeo mostrando acidentes em Interlagos nos últimos anos para nos mostrar que por aqui as coisas também acontecem, e que temos que estar preparados. Por fim o simulado do dia 23, onde carros das Fórmulas 3 e Alpie simularam situações de um GP. E faltando apenas uma semana, agora é hora daquele friozinho na barriga, e por mais que aconteça todo ano, a expectativa aumenta sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário