Tudo começa pelo ego. O de Alonso foi maior que seu controle do carro, e isto fez com que, mesmo ele sendo favorito, ficasse por último. É assim que as ruas do principado punem àqueles que andam mais que seus carros, mesmo que por alguns instantes.
Posto isso, mais um treino iniciou-se como o previsto, com Alonso e as novatas, Senna à frente de Chandok, Glock à frente de Di Grassi e Kova à frente de Trulli fora da disputa por melhores posições.
O Q2 mostrou um Kubica em grande forma e o retorno de Nico à frente de Schumi, algo natural. Não podemos culpá-lo, são três anos fora e por mais que o carro tenha sido adaptado ao seu modus operandi, ainda há muitas coisas a se engrenar. O destaque, além do polonês ficava até então para Rubens, sempre mais rápido que seu companheiro, que deve estar tão verde quanto seu xará Hulk e para Button, que apesar de ser um às, sofre a olhos vistos com tamanha falta de espaço. Não há mistérios, apenas os mais hábeis sobrevivem tão próximo dos guard-rails com tamanha velocidade. Azar dos inaptos e de Petrov, que deve estar com um baita torcicolo agora.
Já no Q3, as esperanças de todos ficavam claras. A pole seria disputada por Kubica ou Massa. Será? Na verdade, ficou claro que por mais endiabrado que o polonês pudesse estar no fim-de-semana, seu carro tinha sérias limitações. Algo com que sua habilidade é capaz de conviver, mas não é páreo para a crueldade formal dos cronômetros. 2° para ele.
Massa desdobrou-se e por vezes pareceu brigar com seu estilo, reconhecidamente não tão exuberante para Mônaco , mas o suficiente para torná-lo o 4°. Vettel, a mais apagada das estrelas nestes ensaios, foi somente o 3° e com uma volta apenas regular, em volta aberta somente após o término do tempo oficial. E, fora todas as apostas e prognósticos, deu Webber, o único a andar nestes treinos de GP abaixo da casa dos 1.14". Parece fácil, mas foi um voltaço, que o tornou não só na pole, mas ainda mais forte na briga interna da RBR.
Será ele o mais novo candidato ao título?
Grid de largada:
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min13s826 ( 25 voltas )
2°. Robert Kubica (POL/Renault), 1min14s120 ( 28 )
3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min14s227 ( 23 )
4°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min14s283 ( 23 )
5°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min14s432 ( 31 )
6°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min14s544 ( 18 )
7°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min14s590 ( 23 )
8°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min14s637 ( 28 )
9°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min14s901 ( 29 )
10°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1min15s170 ( 27 )
11°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1min15s317 ( 19 )
12°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min15s318 ( 18 )
13°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min15s413 ( 21 )
14°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min15s576 ( 18 )
15°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 1min15s692 ( 20 )
16°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min15s992 ( 21 )
17°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min16s176 ( 20 )
18°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 1min17s094 ( 11 )
19°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 1min17s134 ( 12 )
20°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min17s377 ( 12 )
21°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 1min17s864 ( 12 )
22°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 1min18s509 ( 12 )
23°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), 1min19s559 ( 14 )
24°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), sem tempo
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