Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Fim da linha


E como já era esperado, Felipe Massa anunciou nessa tarde que não terá seu contrato renovado para a próxima temporada. Muito triste para alguém que passou 8 temporadas em Maranello (só perdeu em número de corridas pelo time Rosso para Michael Schumacher) e onde viveu sua melhor fase na categoria (quando disputou os títulos de 2007 e 2008). Mas desde seus 2 episódios mais traumáticos (o da mola em 2009 e, principalmente, a frase “Fernando is faster than you”, na Alemanha em 2010), Felipe nunca mais foi capaz de competir como antes. Foram uns poucos pódios, vários incidentes na pista e muita pressão por parte da imprensa, o que desestabiliza qualquer piloto, além do fato de ter como companheiro de equipe um piloto como Alonso (que mais por causa de seus patrocinadores do que pelo seu talento, atrai todo o trabalho da equipe para si). Aliás, talvez somente a pressão de Fernando tenha mantido Massa na Ferrari. Mas desde a Hungria, o clima não está mais favorável com o espanhol como antigamente, o que me faz acreditar que alguém realmente competitivo ocupe o lugar de Felipe no próximo ano.
A história de Felipe na Ferrari foi das mais bonitas. Passou a ganhar o apoio da equipe antes mesmo de estar na Formula 1, foi colocado na Sauber graças ao fornecimento de motores por parte da fábrica italiana e assumiu o lugar de Rubens Barrichello quando este resolveu de uma vez por todas declarar guerra à Schumacher. Aliás, há quem diga que o fato de Massa ser mais rápido do que Schummy levou o alemão a abandonar o time. Felipe ainda viveu uma fase gloriosa ao lado de Kimi Raikkönen, e a dupla deu 2 títulos de construtores ao time italiano. Mas como na Formula 1 você tem que ser rápido sempre, o brasileiro viu seu tempo passar.
Resta agora buscar uma vaga para o ano que vem, o que já pode ser considerado fora de cogitação em algum time de ponta, como ele diz procurar. A vaga mais atraente talvez seja na Lotus, caso Kimi Raikkönen realmente vá para a Ferrari como se especula. Mesmo assim, o time não é tão competitivo quanto parece, a maior parte de seus resultados vem mais do talento de Raikkönen do que do projeto propriamente dito.
Com a saída de Massa, por enquanto o Brasil não tem nenhum representante na Formula 1 depois de 43 anos. Resultado de uma política burra, gananciosa e inconsequente que vem sendo imposta no esporte brasileiro (não somente no automobilismo, mas no esporte em geral). Isso é um grande motivo de preocupação, já que, erroneamente, a Formula 1 é a vitrine do nosso esporte a motor. Talvez esteja na hora (ou já tenha passado dela) de começarmos a olhar como fazem nossos hermanos argentinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário