Falando de Corrida

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domingo, 3 de abril de 2011

Tristeza


Um domingo de corrida geralmente é uma festa. E eu já me preparava para falar sobre a etapa de Interlagos da Stock Car, da fantástica corrida de Thiago Camilo e da sorte de Cacá Bueno em assumir a ponta depois de problemas de seus concorrentes. O domingo já estava quase acabando no Autódromo de Interlagos quando uma chuva fina porém consistente começou a cair pouco antes da etapa da Copa Montana. A largada foi dada com Safety Car, justamente para que os pilotos pudessem sentir melhor as condições da pista. Logo após a largada, um acidente obrigou a reentrada do Safety Car. Na quarta volta, logo após a relargada, o carro de Gustavo Sondermann (29) foi tocado pelo carro de Tiago Geromini na curva do café, a mesma onde há pouco mais de 3 anos o paranaense Rafael Sperafico (então companheiro de Sondermann) morreu após uma batida com Renato Russo. Sondermann foi atingido em cheio por Pedro Boesel, e depos por Marcelo Cesquim e Marcelo Tomasoni. A direção de prova acionou mais uma vez o Safety Car, e logo depois a prova foi encerrada sob bandeira vermelha. Gustavo sofreu uma parada cardíaca e teve que ser reanimado na pista. Imediatamente foi levado para o Centro médico e então para o Hospital São Luiz, onde há pouco mais de uma hora foi decretada sua morte cerebral.
Sondermann foi o campeão da Pick Up Racing em 2008 pela equipe Full Time, e ano passado participou de algumas corridas pela Copa Caixa Stock Car, e era considerado um dos grandes talentos dos anos 2000. Mas a morte de Sondermann é muito mais do que uma coincidência. talvez negligência seja a palavra mais adequada, afinal o histórico da curva do café, uma curva veloz e sem área de escape não é dos melhores. Fernando Alonso esptifou sua renault em 2003 e vários acidentes em categorias nacionais já aconteceram nessa curva, e esperava-se que houvesse mudanças após a morte de Rafael. A única mudança foi a introdução de Softwall no lugar dos pneus, mas percebeu-se, hoje, que a medida foi ineficiente, uma vez que o perigo não reside no muro, e sim no retorno para a pista após tocarem no muro. Os carros também não sofreram grandes mudanças após o acidente de 2007, e na verdade, não sofrerão nem após a segunda morte.
O Hospital São luiz espera a falência dos órgãos para emitir um comunicado oficial. Triste fim para um domingo que podia ter sido apenas de festa.

Um comentário:

  1. Suas palavras foram tudo. Tristeza resume o descaso e ações são necessárias, mas estas mesmas não trarão as vidas perdidas de volta. Que Deus os tenha em bom lugar e de sustentação à família neste momento difícil.

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