Muita gente achou absurdo quando Fernando Alonso disse que ainda poderia ser campeão este ano, tamanha era a superiodade da Red Bull. Mas o GP da Coréia (apesar de não ser nenhum exemplo de emoção na pista), foi palco de uma reviravolta na fase mais deceisiva do campeonato. E quem errou menos, levou. Sim, falo de Alonso e da Ferrari. E não são somente os erros da corrida coreana, e sim ao longo do ano. A Ferrari definitiivamente acertou quando deu a preferência à Alonso na Alemanha (embora isso possa ter sido um fator que desmotivasse Felipe Massa pelo resto do campeonato). As equipes têm que ser preparar para o que pode acontecer, e a Ferrari se preparou para poder contar com a sorte. A Red Bull não, e isso pode custar um campeonato que tinha tudo para, no mínimo, estar para ser decidido pelos carros da equipe. Tudo bem, Vettel não teve a mínima culpa na Coréia, mas e ao longo do ano? Webber errou pela segunda vez no campeonato, o que é admissível principalmente quando se olha para as condições da pista. Mas a equipe continua em cima do muro, Christian Horner já disse que não vai favorecer Webber tão já (se é que pode se chamar de "já" duas corridas para o fim do campeonato).
Mas enfim, a chuva na corrida sem graça na Coréia pode ter mudado a História do campeonato. A largada foi dada atrás do Safety Car, com Lewis Hamilton esbravejando pelo rádio que queria corrida. A corrida começou sem o mínimo de graça, e na volta 19, Webber rodou e bateu, deixando a liderança para Vettel, seguido de Alonso. Alonso chegou a perder a posição para Hamilton em um erro da Ferrari nos boxes, e recuperou-a após um erro de Lewis. E faltando poucas voltas, o motor Renault da Red Bull foi para o espaço, criando desespero na equipe. Alonso então só administrou, e terminou 14 segundos à frente de Hamilton, que foi seguido por Felipe Massa. A classificação final foi a seguinte:
1 - Fernando ALONSO - Ferrari
2 - Lewis HAMILTON - McLaren Mercedes
3 - Felipe MASSA - Ferrari
4 - Michael SCHUMACHER -Mercedes
5 - Robert KUBICA -Renault
6 - Vitantonio LIUZZI - Force India Mercedes
7- Rubens BARRICHELLO - Williams Cosworth
8 - Kamui KOBAYASHI - BMW Sauber Ferrari
9 - Nick HEIDFELD - BMW Sauber Ferrari
10 - Nico HÜLKENBERG - Williams Cosworth
A próxima parada é aqui em Interlagos (motivo de ansiedade), onde Webber venceu no ano passado mas onde a Ferrari tem um excelente histórico, vencendo 3 das últimas 4 corridas. E se a Red Bull não acordar, não precisará ser profeta para saber o final do campeonato. É o preço que se paga por ser emocional e não racional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário