Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

terça-feira, 20 de abril de 2010

Foi há 25 anos...






Eu tenho certeza de que a maioria das pessoas se lembra daquele dia, 21 de abril de 1985. Pela primeira vez Ayrton Senna saía na pole, seria "apenas" a primeira de 65 ao longo de dez anos na Formula 1. Não havia quem não esperasse uma grande carreira para Ayrton, que depois de ganhar tudo o que podia nas categorias de acesso, ainda deu uma mostra do seu talento com 3 pódios em sua primeira temporada na Formula 1 pela pequena Toleman, dando um verdadeiro show debaixo de um temporal em Monte Carlo.



Naquele 21 de abril, a pista de Estoril não estava em condições muito diferentes. Chovia muito, e a pista estava encharcada. Ayrton não teve problemas em pular na ponta, seguido pelo companheiro de equipe, o italiano Elio de Angelis, que mais tarde sairia da pista. Aliás, naquele dia muita gente boa saiu da pista. Inclusive Alain Prost, que rodou em plena reta dos boxes. Em meio a um show de rodadas e toques Ayrton seguiu firme e imprimiu um ritmo forte, e embora muita gente não saiba, ele cometeu um erro naquele dia. Escapou para a grama e rodou, e quando um repórter lhe disse : " Inacreditável seu controle sobre o carro", Ayrton disparou : " Não acredite, rodei e não sei como voltei", o que mostrou que ele conhecia suas limitações.



Mesmo com o erro ele continuou forte, venceu de ponta a ponta e não deu chance para ninguém chegar perto naquele dia. Para quem tinha alguma dúvida, Ayrton provava ali todo o seu talento, principalmente debaixo de chuva, que tornaria sua marca registrada. Mas do que tudo, naquele dia começamos a nos acostumar com seus shows na manhã de domingo, e muita gente, assim como eu, nunca mais teve uma manhã de domingo normal, embora o público já estivesse acostumado com as vitórias de Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Eu era criança, mas naquele dia aprendi o que o automobilismo significava. As imagens ficaram gravadas em nossas memórias, e muitos guardarão com carinho (assim como eu) as cenas daquele dia chuvoso em Portugal, quando a Formula 1 conheceu aquele que foi um dos maiores (senão o maior) pilotos de sua história.

3 comentários:

  1. Nossa... como é bom lembrar disso tudo! não me canso de ler sobre ele... que trajetória!
    Não sei onde li isso, tão verdadeiro:- AYRTON, você nunca sairá de SENNA !!!

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos!!! Não canso de ver o Senna, o melhor piloto de todos os tempos.
    Ótimo artigo!!!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Domingo pela manhã era dia de Galvão bueno e aquela "quase certeza" de ouvir o "pam pam pammm"... Ainda fico mal vendo cenas do acidente e lembrando do fatídico domingo, quando acabou a alegria brasileira na Formula 1... Parabens Peragine e VALEU SENNA!!!!

    ResponderExcluir