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segunda-feira, 8 de julho de 2013

5, o número da sorte (parte 1)


Até meados dos anos 90, as equipes tinham uma espécie de identidade com os números de seus carros, antes de a FIA estabelecer por padrão que cada equipe utilizaria o número conforme sua posição no Mundial de Construtores. A maioria dos números vinha desde o final da década de 70, e a equipe campeã sempre "roubava" o número 1 da última campeã, que acabava ficando com seu número. Mas, coincidentemente, um dos números mais "ladrões" do posto de número 1, foi o número 5. 
Nas duas primeiras décadas do Mundial (aliás, até 1972), os carros não tinham uma numeração fixa, com exceção do campeão que tinha por direito ostentar o número 1. A partir de 1973, as equipes adotaram a numeração fixa, sendo que a Tyrrell adotou o número 5 no carro de seu principal astro, o escocês Jackie Stewart. O "Escocês Voador", já consagrado um dos maiores da história da categoria e até então já com dois títulos, tinha a difícil missão de derrotar as belas e velozes Lotus 72 que contavam com o rapidíssimo Ronnie Peterson e com o então número 1 da categoria, o brasileiro Emerson Fittipaldi.
Para Stewart, a temporada não começou fácil. O mundial teve, logo de cara, uma bela vitória de Emerson Fittipaldi na argentina, a qual ele considera uma de suas melhores da carreira. Venceu o embate contra as duas Tyrrell, seguido de François Cevert em segundo e Jackie Stewart em terceiro, em uma época onde não era costume a equipe utilizar a frase "* is faster than you" ao piloto com menos prestígio no time, embora o jogo de equipe vez por outra aparecesse em cena.
No GP do Brasil, primeiro válido pelo Campeonato Mundial de pilotos, mais uma vez Emerson triturou a concorrência, dessa vez com Stewart na segunda posição. 3 semanas depois, finalmente Stewart venceria seu primeiro GP na temporada, tendo Emerson alcançado apenas a terceira posição. Na prova seguinte, um martírio de Stewart: Além de não completar a prova, ainda assistiu à Emerson subir no degrau mais alto do pódio pela terceira vez em quatro corridas. Parecia que Emerson mais uma vez ganharia o direito de ostentar o número 1 em seu carro. Mas a partir de Zolder, a reação começou. Jackie emplacou duas vitórias, tendo Emerson em terceiro em Zolder e segundo em Monaco, em um dos momentos mais hilários da história do esporte a motor. Emerson e Jackie duelaram durante toda a prova sem nenhum incidente. Mas após a bandeirada, enquanto acenavam ao público, Emerson encheu a traseira de Stewart.
A partir daí, o jogo começou a mudar. Emerson conseguiu apenas um décimo segundo lugar em Anderstorp, seguido de 3 corridas sem pontos. Para piorar, apenas o sexto lugar em Nurburgring, enquanto Stweart somou um quinto, um quarto, um décimo e duas vitórias. Um novo abandono do brasileiro na Áustria com um segundo lugar de Jackie deixam a Emerson apenas a opção de vencer na Italia. Colin Chapman promete a Emerson que caso ele esteja atrás do companheiro Ronnie Peterson, virá uma ordem para a troca de posições (olha ela aí), mas enquanto Ronnie lidera, e Emerson vem em segundo com Jackie apenas em quarto, a ordem não chega. Acabavam aí as chances de Emerson, bem como sua permanência na Lotus para o próximo ano. Ele ainda termina na frente de Stewart no Canadá, o que lhe deixa mais triste, já que isso poderia ter levado o campeonato para Watkins Glen caso tivesse vencido na Italia. Mas não há o que fazer: Stewart é campeão.
Infelizmente, foi um campeonato sem festa. Durante os treinos em Watkins Glen, François Cevert, que seria o piloto principal da Tyrrell no ano seguinte, sofre um trágico acidente e morre no local. Em um triste aceno para o público, Jackie Stewart vai para trás dos boxes. Terminava assim a carreira de um dos maiores de todos os tempos, sem que pudesse utilizar o número 1 na frente de seu carro. A Tyrrell, jamais voltou a disputar um campeonato de forma competitiva. E a Emerson Fittipaldi, foi dado um cockpit na McLaren. Como ele havia sido o número 1, herdou o número de Stewart. Para 1974, seu carro seria o número 5.

http://www.youtube.com/watch?v=XlLqlD85IAo

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