No início de 2010, a Ferrari estava determinada a apagar 2009, ano em que além de os carros se arrastarem na pista, viu seu piloto preferido, Felipe Massa, sofrer um acidente grave e ficar quase metade da temporada afastado. A Ferrari então apresentou um novo projeto e um grande investimento do Santander, que trouxe o piloto Fernando Alonso. Pronto. A Ferrari tinha tudo o que precisava: dinheiro e (teoricamente) a dupla de pilotos mais forte do grid. Mas ao longo do ano a Ferrari mais uma vez patinou. Com Alonso correndo apenas para si, o que se viu foi um Felipe Massa desmotivado e que visivelmente se negou a colaborar com a equipe. Além disso o carro foi completamente inconstante, e na última prova mais uma vez a Ferrari errou na estratégia, e acabou tirando um título quase certo de Alonso.
Na pré-temporada, a Ferrari mostrou força, e pareceu que iria disputar pau a pau com a Red Bull. Mas o que se viu até agora foi uma Ferrari perdida, apenas um pódio (conquistado mais por erros da McLaren do que por méritos do time italiano) e preciosos pontos perdidos. Mas por quê?
Muitas podem ser as razões. Mas a principal está em uma má gestão.
Se analisarmos de 2008 para cá, os erros da equipe superaram em número muito maior do que dos próprios pilotos, principalmente nos boxes. Voltando à 2008, foi imperdoável o fato de a Ferrari ter persistido no "Lollypop" eletrônico depois de ver que o sistema era falho em uma fase decisiva do campeonato. Em 2010, a equipe parece ter esquecido na última prova que Sebastian Vettel ainda poderia ser campeão, e fez a estratégia de Alonso baseado na estratégia de Mark Webber. Isso mostra a incapacidade da equipe em trabalhar sob pressão, o que tem ficado evidente a cada pit stop, onde os pilotos chegam a perder em média 1 segundo com relação aos adversários. Soma-se a isso a falta de sinergia entre os pilotos, onde cada um corre por seu objetivo. Alonso quer um tratamento de Michael Schumacher, embora pilote como um Gerhard Berger e fale como um Eddie Irvine, e Felipe Massa parece ter jogado a toalha de vez ao perceber que a equipe dará preferência ao espanhol. Claro que isso é tradicional na Ferrari, mas é hora de a equipe rever os seus conceitos e verificar que McLaren e Red Bull tem obtido resultados com um trabalho diferente desse.
Por fim, a Ferrari vê a impossibilidade de garantir o melhor piloto para o futuro, pois Vettel garante que fica na Red Bull se a equipe mantiver o time técnico, o que a pouca pressão e o grande orçamento com certeza irão permitir. E, convenhamos, o tempo de Alonso e Massa, está perto de expirar em uma Formula 1 tão rica de novos talentos. Schumacher que é Schumacher já está sofrendo isso, e os dois da Ferrari já estão com praticamente 10 anos de F1.
Não seria exagero acreditar que a Ferrari terá um período igual ao de 20 anos atrás se a equipe não se mexer. desde que o responsável para a virada (Jean Todt) foi embora, a equipe parece que não se encontrou. É bom agir rápido, pois na Fórmula 1, tudo passa depressa demais. Proncipalmente os adversários.
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