Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O preço da Paixão

Por volta de até metade da década de 80, era muito comum que pilotos de Formula 1 se aventurassem em outras categorias ou participassem de corridas importantes como a Indy 500 ou as 24 horas de Le Mans, e as equipes não faziam nenhuma objeção, afinal era até considerado interessante uma exposição maior no caso de um possível triunfo. Mas a partir de 1985 as coisas mudaram, principalmente após as 24 horas de Spa. Foi quando uma grande promessa da Tyrrell, o alemão Stefan Belloff, cujo talento era comparável ao de Ayrton Senna, se envolveu em um acidente na Eau Rouge e o carro pegou fogo. Stefan morreu, e as equipes começaram a restringir a participação de seus pilotos em outras competições. Compreensível e justificável, afinal se um piloto chega à Fórmula 1, categoria máxima do automobilismo, tem que pesar o que é mais importante, a carreira ou a paixão. Ontem ficou claro porque algumas equipes proíbem que seus pilotos não participem além do que corridas de kart e desafios menos perigosos.
Robert Kubica é um dos maiores talentos da Formula 1. Não é muito chegado à badalações, quer viver uma vida comum e curtir o que gosta. Ou que ama, como o Rali. Existe uma cláusula em seu contrato de que ele só pilota na equipe de Formula 1 se estiver livre para disputar competições de Rali. Acontece que por causa do fato de não querer abrir mão do Rali, Kubica provavelmente terá que abrir mão de uma temporada inteira de Formula 1, teve sorte de sair vivo (afinal o guard rail entrou em seu carro) e talvez perca alguns movimentos da mão. Até que ponto vale a pena se arriscar tanto? Claro, na Formula 1 existe perigo, mas muito menor e provavelmente, suficiente. Felizmente Kubica não corre risco de vida, mas a possibilidade de algumas sequelas nos preocupa. Não só pelo talento, mas principalmente pelo fato de Rober ser um dos caras mais legais e de maior caráter na Formula 1. Estamos todos torcendo para que ele saia dessa mais uma vez, como aconteceu na época da Formula 3, onde um acidente no trânsito o deixou com 18 pinos no braço, e Kubica voltou às corridas somente para vencer. E quem sabe ele resolva se arriscar menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário