Aproveitando o treino cancelado nesta madrugada e transferid para as 22hs de hoje (horário de Brasília), façamos aqui um túnel do tempo para relembrarmos um momento inesquecível vivido nesta pista para poucos...
O treino oficial para o GP do Japão de 1988 foi dominado por Senna e Prost (nesta ordem), dupla da McLaren que até então já havia dominado a temporada de maneira avassaladora, com o brasileiro levando a melhor no momento. Ayrton precisava da vitória para ser campeão graças ao sistema de pontos usado, onde se aproveitavam apenas 11 dos 16 melhores resultados.
Na largada, Prost assumiu a dianteira e Senna ficou pra trás, com problemas no motor de sua Mclaren. Ayrton, inteligente, manteve o pé na embreagem para deixar o carro aproveitar o declive da pista e fez o motor funcionar novamente, partindo da 14º posição para uma das mais impressionantes corridas da história da F1.
Passou a primeira volta em 8º, a segunda em 6º, a terceira em 5º e a quarta em 4º. Prost liderava, mas já se preocupava com a chegada do brasileiro, seguido por Berger, Capelli, Senna e Mansell. Após alguns giros, Capelli pula para o 2º posto e já atacava Alain.
Após algumas voltas, Senna, por sorte – mas, com muito talento - passa a 2º no final do giro 19 , depois do abandono de Capelli com problemas elétricos. Neste exato momento, começava talvez a maior batalha já vista entre dois homens na F1.
No giro 27, Prost enrola-se com 2 retardatários a sua frente (o March de Maurício Gugelmin e o Rial de Andrea de Cesaris) e é ultrapassado por Ayrton, que vinha embalado pela excepcional recuperação e foi ainda mais impulsionado pela chuva, que caiu o suficiente para que o brasileiro abrisse e mantivesse a vantagem necessária para conquistar não só a vitória, mas o título de 1988.
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