Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Prateados e touros, ou vice-versa - os campeões saem dessa briga


É amigos, faltam só seis corridas e fica cada vez mais evidente o contorno da real briga pelo campeonato: Webber x Hamilton e RBR x McLaren.

Se os touros demorarem a priorizar o australiano correm sério risco de perder a ponta de maneira definitiva. Não penso que tenha sido um erro deixar a briga em aberto dentro da equipe, mas hoje está claro que Vettel ainda não está maduro. Sua postura lembra muito a de Hamilton em 2007 e não precisamos voltar muito no tempo pra nos lembrar como tudo terminou. Webber hoje é não só maduro, como constante e extremamente forte mentalmente, coisas que fazem toda a diferença e faltam ao alemão neste campeonato.

Na McLaren, Hamilton se sobressaiu de vez a Button, e não só por incompetência deste, que tem sofrido toda a sorte de infortúnios desde Silverstone, culminando no destastre de Spa. Com isso, os prateados devem se posicionar logo, não só para não repetir o erro já citado acima, mas também para evitar uma possível consolidação do melhor carro, que pertence a RBR - se bem que quanto a esta afirmação cabe-nos ressaltar que devemos observar como os touros resolverão suas equações de desempenho com a diminuição da flexibilidade na asa dianteira, algo que já os complicou em Spa. Tal embate e posicionamentos devem resolver a briga das equipes também, mesmo que neste quesito a Ferrari ainda corra por fora.

Em Maranello temos um capítulo a parte. Se é claro que Alonso tem rendimento melhor em treinos, também não se pode esquecer da regularidade que Felipe apresenta nas provas, principalmente com pneus duros. Não estou questionando as estratégias, apenas pontuando que, jogos de equipe a parte, o desempenho dos dois ainda está bem parelho na disputa do campeonato. Se realmente o ocorrido na Hungria fizer com que a Ferrari perca os pontos na tabela dos construtores, como muitos esperam, teria sido melhor focar na equipe e não em manter Alonso na briga, correndo inclusive o risco de ainda "desmotivar" Massa.

Como os rossos historicamente andam bem em Monza, tudo indica que daqui a duas semanas teremos uma briga ainda mais apimentada. Sorte a nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário