Embora o público afirme, em toda e qualquer pesquisa da FIA, que o mais importante para dar emoção à categoria sejam as ultrapassagens, a FIA considera proibí-las um feito heróico. Claro, ninguém gosta de uma prova terminada em bandeira amarela, mas para que fazer o safety car entrar nos boxes se ninguém pode ultrapassar? Só para gerar polêmica?
A manobra de Schumacher ontem para cima de Fernando Alonso não foi pior do que muitas coisas que o alemão fez no passado. Aliás, não achei nada de grave, considerei uma bela manobra em resposta a um erro de Alonso, que serviu também para fazer milhões de espectadores vibrarem, já que em Monaco ultrapassagens são quase impossíveis, sobretudo naquele ponto. Mas aí aparecem os brilhantes comissários, que recolhem o safety car apenas para que ele não apareça na foto de chegada e punem uma manobra que nem eles sabiam ou não se era ilegal. Vai entender...
E para Schumacher a Formula 1 realmente não é mais a mesma. Foi-se o tempo em que o alemão fazia e acontecia sem receber uma justa punição. Como quando jogou o carro em cima de Damon Hill, por exemplo. Ou quando brincava com Rubens Barrichello de quem ia chegar primeiro, acabando com a categoria no início da década passada. Pois bem, isso me lembra algo que muita gente diz; para que fazer direito se quem se beneficia é só quem faz errado? São coisas que acho que nunca vamos entender, e muito menos aceitar. O maior risco nisso tudo é transformar a Formula 1 (novamente) em um desfile de carros milionários nada espetacular, onde o sábado já determina a ordem de chegada do domingo. Mas talvez seja bom para o público. Afinal, o ingresso de sábado é bem mais barato.
Essa é a nova ordem do GP de Mônaco:
1-Mark Webber (Red Bull\Renault)
2-Sebastian Vettel (Red Bull\Renault)
3-Robert Kubica (Renault)
4-Felipe Massa (Ferrari)
5-Lewis Hamilton (McLaren\Mercedes)
6-Fernando Alonso (Ferrari)
7-Nico Rosberg (Mercedes)
8-Adrian Sutil (Force India\Mercedes)
9-Vitantonio Liuzzi (Force India\Mercedes)
10-Sebastien Buemi (Toro Rosso\Ferrari)
Campeonato (10 primeiros)
1-Mark Webber 78 pts (2 vitórias)
2-Sebastian Vettel 78 pts
3-Fernando Alonso 75 pts
4-Jenson Button 70 pts
5-Felipe Massa 61 pts
6-Robert Kubica 59 pts
7-Lewis Hamilton 59 pts
8-Nico Rosberg 56 pts
9-Michael Schumacher 22 pts
10-Adrian Sutil 20pts
Nenhum comentário:
Postar um comentário