Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Você se Lembra?

No dia 30 de março de 1980, há 30 anos, Nelson Piquet vencia sua primeira prova na Formula 1, pela equipe Brabham. Aliás, Piquet foi o último piloto a vencer pela Brabham, tanto o campeonato quanto corridas, e talvez essa tenha sido uma das maiores parcerias da história da Fórmula 1. Quanto à primeira vitória, no Grande Prêmio Estados Unidos Leste (haviam dois GPs nos EUA naquela época), ela foi magistral: Piquet não só fez a pole como liderou a corrida deponta a ponta, e ainda fez a melhor volta da prova, marcada também pelo acidente que encerrou a carreira de Clay Regazzoni.
Para completar a alegria brasileira na prova, Emerson Fittipaldi conquistava seu último pódio na Fórmula 1, depois de fazer várias ultrapassagens e contar também com o abandono de alguns adversários. Talvez na época muitas pessoas não tenham percebido, mas naquele momento, mais do que tudo o que aconteceu naquele dia, estava acontecendo a troca de geração entre dois dos maiores pilotos do Brasil e também da história da Fórmula 1. Depois daquela vitória Nelson disputou o título daquela temporada e venceu mais três, enquanto Emerson foi para os Estados Unidos para ser um dos poucos a vencer na Fórmula 1, na Indy e ainda levar duas Indy 500, onde 12 anos depois Piquet quase encerrou sua carreira em um grave acidente.
E sempre que alguém lembrar do GP de Long Beach de 1980, que não se lembre como o fim de uma era e o começo de outra, e sim como a continuação de uma história que tão cedo não acabará, e que tomara, se renove a cada geração!
(Alguém que não entendia muito colocou cenas do gp de Monaco junto, fazer o que...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário