No dia 30 de março de 1980, há 30 anos, Nelson Piquet vencia sua primeira prova na Formula 1, pela equipe Brabham. Aliás, Piquet foi o último piloto a vencer pela Brabham, tanto o campeonato quanto corridas, e talvez essa tenha sido uma das maiores parcerias da história da Fórmula 1. Quanto à primeira vitória, no Grande Prêmio Estados Unidos Leste (haviam dois GPs nos EUA naquela época), ela foi magistral: Piquet não só fez a pole como liderou a corrida deponta a ponta, e ainda fez a melhor volta da prova, marcada também pelo acidente que encerrou a carreira de Clay Regazzoni.
Para completar a alegria brasileira na prova, Emerson Fittipaldi conquistava seu último pódio na Fórmula 1, depois de fazer várias ultrapassagens e contar também com o abandono de alguns adversários. Talvez na época muitas pessoas não tenham percebido, mas naquele momento, mais do que tudo o que aconteceu naquele dia, estava acontecendo a troca de geração entre dois dos maiores pilotos do Brasil e também da história da Fórmula 1. Depois daquela vitória Nelson disputou o título daquela temporada e venceu mais três, enquanto Emerson foi para os Estados Unidos para ser um dos poucos a vencer na Fórmula 1, na Indy e ainda levar duas Indy 500, onde 12 anos depois Piquet quase encerrou sua carreira em um grave acidente.
E sempre que alguém lembrar do GP de Long Beach de 1980, que não se lembre como o fim de uma era e o começo de outra, e sim como a continuação de uma história que tão cedo não acabará, e que tomara, se renove a cada geração!
(Alguém que não entendia muito colocou cenas do gp de Monaco junto, fazer o que...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário