Falando de Corrida

Novidades, lembranças e curiosidades do nosso esporte a motor

Powered By Blogger

terça-feira, 28 de junho de 2011

Blá blá blá


Muitas coisas para se comentar, mas nenhuma de fato interessante. Agora até o ronco dos motores está em discussão. Por favor, menos. Na falta de emoções das corridas, a imprensa fica procurando um monte de besteiras (ajudada por um monte de gente nos bastidores) para publicar. Têm sido assim há alguns anos, mas alguma coisa mudou na última década? Dá para contar as temporadas que foram realmente boas sem que idéias de jerico tenham sido aplicadas.
O que mais me irrita é a idéia da FIA em tentar inventar regras no meio do campeonato para tentar barrar a Red Bull. O escapamento já havia sido aprovado, deixaram colocar em prática e agora resolvem proibí-lo. Sabe o que a FIA parece? Parece aquele cara chato que começava a perder e levava a bola embora. Aí todo mundo ia brincar de outra coisa, ele voltava com a bola e ninguém ligava mais. É o que está acontecendo. Inventa regras realmente estúpidas e depois volta atrás quando vê que não influenciou em nada.
Aí chovem mais besteiras fora da pista: o Hamilton acusando os comissários de racismo, circuitos e equipes ameaçando deixar a Formula 1, e sabe o que acontecerá no ano que vem? Estará todo mundo lá de novo, uma equipe dominando de maneira absurda, um desfile de carros milionários em fila indiana e um monte de bunda moles reclamando que a aerodinâmica impede as ultrapassagens. Sinceramente, para a Formula 1 melhorar, só colocando carros dos anos 80 para baixo de volta na pista, tirando alguns caras da aposentadoria (sim, Nelsão, Alain, Nigel e até Arnoux) e tirar o copo da mão de Bernie. Porque para inventar tanta idiotice, só estando bêbado. Ou Gagá.

domingo, 26 de junho de 2011

E a Indy, renascendo cada vez mais

Depois de algumas temporadas meio apagada, a Indy vem comprovas cada vez mais emocionantes e cheias de boas disputas. O grande destaque acaba sendo a equipe KV Lotus, que acertou em cheio na contratação de Tony Kanaan e Takuma Sato. Ambos são velozes e competentes, e têm dado a oportunidade de os belos carros aparecerem na frente durante todo o final de semana nas últimas corridas. A superioridade da Ganassi e da Penske não é tão absurda quanto outras equipes em outras categorias, e sistemas interessantes de verdade (como rodadas duplas com posições garantidas por sorteio) garantem um espetáculo sem choradeira por parte de equipes e pilotos. Aliás uns até choramingaram, mas sem protestos reais. A corrida de Iowa foi cheia de surpresas, como a pole de Sato e Dixon dando um verdadeiro show vindo de lá de trás. Mas o ponto alto foi a briga de Andrettinho e Kanaan, que durou boa parte do final da corrida e acabou garantindo ao americano a segunda vitória na carreira após 5 anos (!) de sua primeira conquista, aos 19 anos em Sonoma.

Para Kanaan e a KV Lotus, parece que é só uma questão de (pouco) tempo para a conquista da primeira vitória da dupla, lembrando que Sato também pode acabar surpreendendo. Nada mal para uma categoria que sabe se virar para oferecer um belo show. Quem sabe por lá eles não resolvem dar umas aulinhas para o tio Bernie...

Resultado Final

1
Marco ANDRETTI
Andretti
EUA
1:53:00.107
250 voltas




2
Tony KANAAN
KV Lotus
BRA
+0.793




3
Scott DIXON
Ganassi
NZL
+1.106




4
JR HILDEBRAND
Panther
EUA
+1.485




5
Dario FRANCHITTI
Ganassi
ESC
+1.892




6
Ryan BRISCOE
Penske
AUS
+2.362




7
Helio CASTRONEVES
Penske
BRA
+2.673




8
Ryan HUNTER-REAY
Andretti
EUA
+4.162




9
James HINCHCLIFFENewman/Haas
CAN
+5.627




10
Danica PATRICK
Andretti
EUA
+6.032




11
Ed CARPENTER
Fisher
EUA
+7.674




12
Justin WILSON
Dreyer & Reinbold
ING
+14.152




13
Alex LLOYDDale Coyne
ING
+16.886




14
Oriol SERVIÀNewman/Haas
ESP
+1 volta




15
Graham RAHAL
Ganassi
EUA
+1 volta




16
Alex TAGLIANI
Sam Schmidt
CAN
+1 volta






Os demais pilotos não terminaram a prova.